BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: COTIDIANOS LÚDICOS DO TERRITÓRIO ACADÊMICO AO COMUNITÁRIO
Resumo
O presente artigo apresenta os cotidianos de uma Brinquedoteca Universitária, vivificada pela sua pertença à Faculdade de Educação e, pela sua ligação ao Curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo. A reflexão desenvolvida revisita, sob intenção crítica e propositiva, a identidade dessa brinquedoteca, suas funções e confronta-a com os objetivos de ensino, pesquisa e extensão da instituição acadêmica. Radicada nesse último eixo, a Brinquedoteca integra um programa extensionista que permite dialogar com os diversos grupos e sujeitos de escolas, associações, instituições filantrópicas, ONGs, etc. Campo para estágios atende anualmente em torno de três mil crianças, incrementa projetos autorais com escolas públicas e privadas, associa-se a outros projetos e a eventos institucionais. Desenvolve ações de formação inicial e em serviço com a comunidade acadêmica e externa. Ciente de ser um laboratório de aprendizagens propõe-se a ser lócus de esforços para problematizar concepções e estereótipos que atravessam a cultura lúdica. O faz comprometida com alternativas ao que limita a cidadania plena de crianças de diferentes categorias etárias e contextos de vida. Ao apresentar essa iniciativa acadêmica de fomento à conexão comunitária, o texto problematiza a questão dos brinquedos produzidos em escala industrial e dá a conhecer práticas que visam garantir a ativa participação dos brincantes na criação e apropriação de artefatos lúdicos, bem como reconhecem valor nas culturas de pares e nas suas produções. Nessas práticas a Brinquedoteca se faz referência de inovação pedagógica, desde a organização do seu espaço aos materiais não estruturados, centrais nas escolhas, decisões e experiências entre crianças e crianças; crianças e adultos; e adultos e adultos. Os seus cotidianos vivificam um valioso campo relacional, avaliado e qualificado continuamente, para o que são mobilizados conhecimentos das diversas áreas que consolidam os estudos da criança.
Palavras-chave
Referências
BLAUTH, Guilherme. De olho na vida: encontros com a ecopedagogia. Paulo Lopes, SC: Instituto Harmonia da Terra, 2008.
BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Traduzido por Gisela Wajskop. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FARENZENA, Rosana Coronetti. Formação lúdica: referencial para pensar a formação do professor em educação infantil. 2005, 203 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2005.
FARENZENA, R. C. & PEREIRA, B. O. Gaiolas douradas e almofadadas não fazem bem a ninguém. In SOUZA, E. R., NASCIMENTO, J. V., AZEVEDO, E. S. & OLIVEIRA, B. O. (Eds.), Educação Física, Lazer e Saúde: interfaces ao desenvolvimento humano (Vol. 6). Florianópolis: UDESC, 2015. P. 179-204.
FORMOSINHO, Júlia O. & ANDRADE, Filipa F. O espaço na pedagogia-em-participação. O tempo na pedagogia-em-participação. In.: FORMOSINHO, Júlia O. (Org.) O espaço e o tempo na pedagogia em participação. Porto: Porto editora, 2011. P. 9-69.
FORTUNATI, Aldo. Por um currículo aberto ao possível: protagonismo das crianças e educação. Editora Buqui, 2017.
FRIEDMANN, Adriana. O olhar antropológico por dentro da infância. In.: MEIRELLES, Renata. (Org.). Território do Brincar: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. P. 37-46.
FUCHS, Renate. A experiência europeia das brinquedotecas. In: OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Brinquedoteca: uma visão internacional. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 43-51.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1999. 5ª. ed.
LINN, Susan. Honrar as crianças em tempos desonrosos: recuperando a infância da cultura de mídia comercializada. In.: CAVOUKIAN, Raffi & OLFMAN, Sharna. Honrar a criança: como transformar este mundo. São Paulo: Instituto Alana, 2015. P. 249-262.
LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.
MATURANA, Humberto. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, Humberto e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004. P.25-115.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
TRAJBER, Rachel. Prefácio à edição brasileira. In.: CORNELL, Joseph. Vivências com a natureza 2. São Paulo: Aquariana, 2008. P. 8-11.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13227
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA