O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: INTERVENÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Este estudo tem por objetivo descrever atividades realizadas com pessoas em situação de rua assistidas por um Centro POP de um município da Região Norte do Estado do Ceará. O projeto de intervenção refere-se à experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma Universidade no Estado do Ceará, vinculados a atividades de estágio curricular no módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão I (PIEPE I), no período de maio a julho de 2016. O projeto consistiu na realização de um conjunto de intervenções, buscando atingir, enquanto público-alvo, a população em situação de rua participante de um Centro Pop. Foram realizados 15 encontros de intervenção com uma média de 10 participantes. Foram utilizadas metodologias ativas e participativas, onde os participantes puderam interagir com os temas e falar ativamente suas opiniões e expressar suas dúvidas. A realização dessas intervenções em um serviço de apoio às pessoas em situação de rua configurou-se como uma importante estratégia da Universidade para dar um retorno à comunidade e contribuir com uma melhor formação profissional. Logo, essas vivências contribuíram na melhor visualização do indivíduo na sua totalidade, dando enfoque não apenas para as mazelas físicas, mas atentando-se prontamente para os aspectos comportamentais, psicológicos e emocionais dos indivíduos.
Palavras-chave
Referências
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.13197
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Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
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