Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde

Marina Souza Lobo Guzzo, Daniele Guedes Fonseca, Iara Barreira Marqui

Resumo


Este artigo pretende apontar caminhos para os estudos de presença numa formação em saúde, a partir de exercícios de dança contemporânea desenvolvidos em um projeto de Extensão da Universidade Federal de São Paulo, no Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada durante um ano, nos encontros com participantes entre 19 e 25 anos em formação nas áreas de saúde,que contaram com experiências práticas corporais e de conversas sobre as experimentações registradas em diários de campo pelos pesquisadores.Argumentos teóricos se misturam às falas de alunos participantes do projeto, a partir do método cartográfico, num texto que pretende compartilhar a experiência de uma formação interdisciplinar ou indisciplinar, em que a arte contemporânea e os estudos da presença foram focos de um processo de criação artística na área cênica.Como resultados e discussões, entendemos que presença em saúde é importante de ser vivenciada de maneira encarnada, com pele, toque, dança e movimento. Propomos uma formação corporal compartilhada, sensível e criativa, que cultiva a visão interdisciplinar como forma de ampliação do conceito saúde para uma atuação inventiva dentro das áreas acadêmicas de formação de profissionais.


Palavras-chave


presença; saúde; dança contemporânea; formação compartilhada

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11236

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