Projeto VER-SUS/Brasil no estado do Tocantins: Protagonismo estudantil em defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais

Marta Azevedo Santos, Gilmara Apolinario Reis, Fabiane Santos Barros, Karinne Rocha Gomes

Resumo


O projeto“VER-SUS/Brasil: Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde” é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com a Associação Brasileira Rede Unida e com diversas entidades representativas e instituições que mantêm um compromisso social e político com o SUS.Especialmente no Tocantins, o projeto se iniciou a partir do movimento estudantil com o apoio de instituições das áreas da educação e saúde e dos movimentos sociais. Propõe-se a imergir os estudantes de diversos cursos da graduação, em especial da área da saúde, no cotidiano do SUS, nas comunidades indígenas e quilombolas e nos movimentos sociais. Pretende fazê-lo através dos cenários de lutas das populações historicamente excluídas como um instrumento para a formação de futuros profissionais do SUS, pautados pela construção de um projeto de sociedade includente, democrática e plural. A partir da pedagogia problematizadora, debates, oficinas e rodas de conversa, graduandos de diversas áreas, profissionais do SUS, coletivos e comunidades envolvidas no projetoassociam o ensino e suas repercussões sobre o trabalho, o sistema de saúde, os saberes populares, a participação social e a transdisciplinaridade à construção do conhecimento intersetorial. O diferencial do projeto reside no protagonismo estudantil que organiza, mobiliza e contribui com o processo político-pedagógico, fortalecendo uma aprendizagem significativa e autônoma, reafirmando a saúde como direito social universal, gratuito e de qualidade. Também estimula o envolvimento dos diversos atores sociais e políticos na luta em defesa do SUS e da democracia, promovendo a formação de profissionais comprometidos ético-politicamente com as necessidades de saúde da população.


Palavras-chave


Extensão universitária. Educação popular em saúde. Educação permanente em saúde.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA REDE UNIDA. Projetos de Vivências: VER-SUS BRASIL 2016-2 com inscrições abertas até 17/07. Disponível em: < http://www.redeunida.org.br/noticia/chamada-de-seminarios >. Acesso em: 07 mar. 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. AprenderSUS: o SUS e os cursos de graduação da área da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004a.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Ver – SUS Brasil: cadernos de textos. Brasília: Ministério da Saúde, 2004b.

FALCÃO, E. F. Vivência em Comunidades: Outra Forma de Ensino. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2006.

FALCÃO, E. F. Vivência em comunidade: outra forma de ensino. 2. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2014.

FERLA, A.A. et al. VER-SUS Brasil: cadernos de textos. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed. Sabota São Paulo, 1996.

HENNINGTON, E. A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, pag. 256-265, Jan./Fev. 2005.

KLAFKE, T.E.; ARAÚJO, B.R.; CARDOSO, C.G. Formação em Saúde e Protagonismo Estudantil: Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva. Psicol. Ensino & Form. Brasília, v. 4, n. 1, p. 3-19, 2013.

MARANHÃO, T. Função-facilitador (a) nos estágios e vivências na realidade do Sistema Único de Saúde: marcas de protagonismo estudantil na construção de práticas formativas. Porto Alegre: Rede Unida, 2015.

MENDES, F. M. S. et al . VER-SUS: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc. prof. Brasília, v. 32, n. 1, p. 174-187, 2012.

VALENÇA C.N. et al. Articulação teoria/prática na formação em saúde e a realidade do Sistema Único de Saúde. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 22 n. 6. p. 830-835, nov./dez. 2014.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i1.11004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA