Elementos sobre a relação entre ciência e sociedade

Antonio Heberlê

Resumo


Este artigo apresenta o que convencionamos chamar de modelo helicoidal ou do DNA, em função de sua semelhança com a representação da sequência de ciclos genéticos. Aqui eles referem outra aliança, a de ciclos articulados da ciência com a sociedade, a qual se desenvolve em quatro etapas, desde o planejamento até a avaliação. As observações emanam do acompanhamento do Projeto de Melhoramento de Batata, em Pelotas-RS, no Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado. Tal acompanhamento levou a compreender como podem acontecer os fluxos de interação entre pesquisa e sociedade e o papel da comunicação como mediadora. Neste caso, a comunicação é observada dentro do circuito da pesquisa, com ações muito objetivas relacionadas ao modo de fazer pesquisa no dia-a-dia.  


Palavras-chave


Sociedade; Ciência; Comunicação; Interação; Desenvolvimento

Texto completo:

PDF

Referências


BORDENAVE, Juan e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29. ed. Petrópolis, Vozes, 2008.

BORDENAVE, Juan. O que é comunicação Rural. São Paulo: Brasiliense, 1983. 104 p.

BOURDIEU. Pierre. Algumas propriededades do campo In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1986.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 93 p.

DILTHEY, W. Introduction to the Human Sciences. Edited by R. A. Makkreel & F. Rodi; trad. Michael Neville. New Jersey: Princeton University Press, 1989.

GARFINKEL, Harold. O que é etnometodologia? In: Studies in ethnomethodology. Cambridge: Polity Press, 1996 [1967]. cap. 1. p. 1-34.

GUTIERREZ, Francisco. Linguagem total: Uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo, Summus, 1978.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PEREIRA, Arione da Silva. Comunicação Pessoal, março de 2011 e outubro de 2013.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 278 p.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v21i2.10041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA