Percepções das práticas pedagógicas da aprendizagem por Simulação no Laboratório morfofuncional da FEn/UFPel

Mateus ateus Casanova dos SANTOS, Maria Cecília Lorea LEITE

Resumo


Objetivo: Refletir sobre a utilização da simulação clínica no Laboratório morfofuncional da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas enquanto ferramenta de formação morfofuncional e clínica no processo ensino-aprendizagem. Método: Reflexão a partir da pesquisa estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/UFPel. Resultados: A Prática da Simulação numa prática curricular construtivista se caracterizou como uma ferramenta cognitiva promotora da zona de desenvolvimento proximal para desenvolver a aprendizagem morfofuncional e clínica, permitindo compreender as potencialidades particulares de cada estudante em colaboração no processo de formação, assim como perceber o amadurecimento morfofuncional e clínico no interstício do componente curricular. 


Palavras-chave


Enfermagem; Educação; Simulação; Avaliação; Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.9194



Direitos autorais 2016 Journal of Nursing and Health