Enfermagem da UFPel: sobre currículo e formação!

Celeste dos Santos PEREIRA, Álvaro Moreira HYPOLITO, Luciane Prado KANTORSKI

Resumo


 

 

 Objetivo: discutir as mudanças ocorridas no processo de formação da FEn/UFPel através do currículo. Método: estudo qualitativo, parte da Tese “Implicações do Programa de Educação Tutorial pelo Trabalho para a Saúde na formação da Enfermagem da UFPEL”. Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas entre novembro e dezembro/2015, com alunos, preceptores e tutores do PET Saúde, na UBS Simões Lopes. As categorias de análise foram autonomia e participação, através da análise de discurso. Resultados: a compreensão de que o discurso da relação saúde/ambiente na formação do enfermeiro é desenvolvido na interface dos processos educativos e que esta se dá pela educação em saúde. Apontam a formação crítico-reflexiva constituída por sujeitos coletivos que percebem a totalidade das questões que permeiam o processo educativo, procurando responder as necessidades sociais. Considerações finais: o currículo assume papel fundamental como espaço preparatório do profissional para o mundo do trabalho e para as relações que nele se estabelecem.


Palavras-chave


Currículo; Enfermagem; Políticas de saúde.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.8483



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