Formação de enfermeiros sobre anamnese e exame físico

Edlamar Kátia ADAMY, Mariana MENDES, Márcia Danieli SCHIMITT, Jéssica Costa MAIA, Maria Luiza Bevilaqua BRUM, Carine VENDRUSCOLO

Resumo


Objetivo: analisar a formação e a prática dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica à Saúde sobre a realização da anamnese e exame físico. Métodos: estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo. Foram entrevistados 28 enfermeiros efetivos ou contratados, que atuavam na assistência direta ao usuário. Excluíram-se aqueles em licença, afastamento e em atividades administrativas. A coleta de dados foi em fevereiro e março de 2013, por meio de entrevista individual, semiestruturada, gravada e transcrita para análise. Os resultados categorizados/analisados à luz da análise de conteúdo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 124.167. Resultados: os enfermeiros reconhecem na sua formação conteúdos sobre anamnese e exame físico e valorizam o conhecimento científico para avaliar o usuário. Têm pouco contato com essa tecnologia após a graduação, em especializações ou processos de educação permanente. Considerações finais: visualiza-se a necessidade de enfatizar o conteúdo durante a formação; proporcionar condições para sua aplicabilidade e fomentar processos de educação permanente.


Palavras-chave


Processos de enfermagem; Educação em enfermagem; Anamnese; Exame físico.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6i2.6767



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