Educação baseada em competências na enfermagem

Nara Jací da Silva NUNES, Lisa Antunes CARVALHO, Simone Coelho AMESTOY, Maira Buss THOFEHRN, Álvaro Moreira HIPÓLYTO

Resumo


Objetivo: conhecer a produção científica sobre educação baseada em competências nos cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da Literatura realizada por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Pubmed e Lilacs, no período de maio a julho de 2015, os estudos foram selecionados de acordo com critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Resultados: fizeram parte da pesquisa 14 estudos, a maioria deles realizado no Brasil. Foram elaboradas as categorias temáticas: o projeto político-pedagógico; a concepção dos estudantes; ações, percepções e anseios dos docentes; e a visão dos enfermeiros egressos sobre a educação por competências na graduação em enfermagem. Conclusão: na formação do enfermeiro, é necessário que o projeto político pedagógico, os estudantes e docentes formem uma tríade comprometida com o desenvolvimento das competências necessárias ao enfermeiro.


Palavras-chave


Educação baseada em competências; Enfermagem; Currículo.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6i3.6055



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