Qualidade de vida: percepção de discentes de graduação em enfermagem

Maria Odete PEREIRA, Paula Hayasi PINHO, Jandro Moraes CORTES

Resumo


Objetivo: analisar a percepção de qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Paulista. Método: estudo empírico, interpretativo e quantitativo, foi desenvolvido com 92 acadêmicos de enfermagem. Empregou-se a triangulação simultânea de métodos, com a utilização da técnica de grupo focal e preenchimento do instrumento World Health Organization Quality of Life Group – Bref. Resultados: Os participantes buscaram estratégias para melhor percepção de qualidade de vida, sendo que 41,67% e 38,33% julgaram ser dependentes do uso de medicamentos ou ajuda médica, respectivamente. Ao se associar a percepção de qualidade de vida ao uso de medicamentos pelos alunos, viu-se uma correlação entre eles. Dentre os participantes, 36,67% referiram má qualidade de vida, com escassas oportunidades de lazer. Considerações finais: A redução de qualidade de vida foi percebida quando os alunos ingressaram no segundo ano da graduação, quando os conteúdos específicos associados às práticas assistenciais foram inseridos na grade horária.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Estudantes; Enfermagem; Graduação; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6i2.5780



Direitos autorais 2016 Journal of Nursing and Health