Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratório

Carlos Alberto SEQUEIRA, José Carlos CARVALHO, ELizabete Maria BORGES, Clemente Neves SOUSA

Resumo


 Objetivos: Avaliar os consumos de substâncias psicoativas, a morbilidade psiquiátrica e analisar as variáveis que estão associadas a maior risco de adoecer dos estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo transversal, exploratório e descritivo de cariz quantitativo. Amostra constituída por 980 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em que foi aplicada o Mental Health Inventory (MHI). Foram respeitados os princípios éticos expressos na Declaração de Helsínquia. Resultados: Os resultados sugerem niveis preocupantes de morbilidade essencialmente em termos de, solidão (48.5%), nervosismo e apreensão (48.2%), tensão e irritabilidade (68.6%). Sentem tristeza (59.3%), ansiedade, preocupação (65%) e depressão (61.4%). Conclusão: Os dados apontam, para a existência de tristeza, tensão, ansiedade, nervosismo e depressão, evidenciando a necessidade de implementação de programas de promoção da saúde mental nos estudantes de enfermagem.

 


Palavras-chave


Saúde Mental; Estudantes; Ensino Superior; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v3i2.3551



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