O profissional enfermeiro e a atenção primária à saúde

Michele Mandagará de Oliveira, Valéria Cristina Christello Coimbra, Eneida Mandagará de Oliveira, Denise Bermudez Pereira, Alexandra Martins

Resumo


Este artigo tem por objetivo refletir sobre a atuação do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF). É um relato da experiência de cinco enfermeiras na Estratégia Saúde da Família. Com as transformações históricas ocorridas, o profissional enfermeiro cria e recria o seu trabalho na Atenção Primária à Saúde, necessita com isso, rever seu processo de trabalho, pois suas atividades passam a ser as mais variadas e dinâmicas, desde atividades assistenciais até as atividades de educação. Tendo em vista as transformações não são estáticas, são contínuas, por isso, é fundamental que as instituições formadoras estejam atentas a estas mudanças e que continuamente, também revejam as técnicas de educação e capacitação de recursos humanos para o trabalho em equipe. A atenção primária, aqui representada pela Estratégia Saúde da Família como um modelo em construção, que para seu efetivo desenvolvimento, necessita que os enfermeiros envolvidos assumam uma consciência transformadora no processo de trabalho.

Palavras-chave


atenção primária à saúde; programa de saúde da família; equipe de assistência ao paciente; enfermagem em saúde comunitária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v1i1.3422



Direitos autorais