Reflexões sobre os ruídos presentes no processo de trabalho no Centro de Atenção Psicossocial
Resumo
Este artigo objetiva discutir os ruídos do processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial. Este estudo se caracteriza por ser um estudo de caso, descritivo e analítico, com abordagem qualitativa dos dados. O trabalho de campo foi realizado nos meses de maio e junho de 2003. Os sujeitos da pesquisa foram 11 usuários acolhidos no CAPS e os 4 profissionais responsáveis pelo acolhimento. Os dados foram analisados a partir da análise temática. Foi observado como ruídos: a divisão social do trabalho da equipe do CAPS estudado, dificuldades no sistema de referência e contra-referência e o trabalho do médico psiquiatra centrado apenas nas consultas e pouco participativo do acolhimento no CAPS. O acolhimento do CAPS é uma estratégia de organização dos serviços de saúde de forma para que seja usuário-centrado, mas para isso os ruídos devem ser observados e discutidos entre equipe e usuários para que o trabalho no CAPS garanta o acesso, a integralidade das ações e a resolutividade das necessidades.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v1i1.3418
Direitos autorais