Segurança do paciente na administração de medicações parenterais: conhecimento de acadêmicos de Enfermagem / Patient safety in the administration of parenteral medications: knowledge of nursin students Seguridad del paciente en la administración de medicamentos parenterales: conocimiento de los estudiantes de enfermería

Fabiana Rezer, Débora Naiara Rozin Oliveira, Wladimir Rodrigues Faustino

Resumo


Objetivo: avaliar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre a administração de medicações parenterais. Método: estudo descritivo de abordagem quantitativa. Desenvolvido em duas instituições de ensino superior, no curso de enfermagem. A pesquisa foi feita através de uma entrevista com questionário estruturado, contendo questões divididas por via de administração parenteral. Resultados: na via intradérmica, 48,1% erraram sobre a indicação e 57,4% erraram sobre o ângulo de introdução da agulha. Na via intramuscular, 66,7% erraram sobre os locais de aplicação e 57,4% acertaram sobre o ângulo de punção em 90º graus. Na via subcutânea, 55,6% erraram sobre a dose indicada e 85,2% erraram sobre os locais de aplicação. Na via endovenosa, 87,0% acertaram sobre a definição da via e 90,7% acertaram sobre a finalidade da via. Conclusão: os acadêmicos de enfermagem possuem conhecimento insuficiente sobre as medicações parenterais, denotando a necessidade de englobar mais conhecimento e evitando eventos adversos.

 

Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Segurança do paciente na administração de medicações parenterais: conhecimento de acadêmicos de Enfermagem | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)


Palavras-chave


Segurança do paciente; Conduta do tratamento medicamentoso; Infusões parenterais; Enfermagem



DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.22245



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.