Fé e espiritualidade no enfrentamento do adoecimento de pacientes clínicos internados em um hospital universitário / Faith and spirituality in coping with illness of patient clinicians admitted to a university hospital

Carolina Silveira de Lima, Natália da Cunha Armua, Marlon Pereira de Oliveira, Isabel Cristina de Oliveira Arrieira

Resumo


Objetivo: compreender a relação da fé e/ou espiritualidade no enfrentamento do adoecimento. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 18 pacientes internados na clínica médica de um hospital universitário no Sul do Brasil. As informações foram coletadas de setembro a outubro de 2019, através de instrumento semiestruturado e categorizadas por meio de análise temática. Resultados: a fé e/ou espiritualidade são recursos importantes evidenciada entre pacientes durante o processo de adoecimento e se manifestam de forma individual podendo variar de acordo com cada cultura, crenças e vivências. Conclusões: a fé e/ou espiritualidade está presente em todos os entrevistados e se fortalece quando alguma doença ameaça modificar a vida. Logo, cabe aos profissionais da saúde reconhecerem esse potencial e incluí-la no plano de cuidado, tornando-o mais humanizado.  

 

Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Fé e espiritualidade no enfrentamento do adoecimento de pacientes clínicos internados em um hospital universitário | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)


Palavras-chave


Espiritualidade; Doença; Pacientes; Hospitais



DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.21395



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.