O papel do cuidador formal de idosos: facilidades e dificuldades no exercício do cuidado / The role of the elderly formal caregiver: facilities and difficulties in the exercise of care
Resumo
Objetivo: conhecer os desafios vivenciados pelos cuidadores formais nas práticas cotidianas do cuidado ao idoso. Método: estudo descritivo-exploratório, cujas entrevistas foram realizadas entre dezembro de 2016 e maio de 2017 com 18 cuidadores formais, captados a partir da associação de cuidadores do estado de Minas Gerais seguido da técnica de bola de neve, e analisadas a luz da análise de conteúdo. Resultados: foram encontradas três categorias temáticas: Papel da enfermagem para a prática cotidiana do cuidador formal de idosos, limites (in)visíveis do cuidado ao idoso entre os cuidadores de idosos e a enfermagem, e cuidador visto como profissionais da enfermagem - autopercepção do cuidador. Conclusões: a crescente demanda por cuidados ao idoso e a busca por recursos torna necessário a delimitação de atuações que garanta sua qualidade e o exercício legal da profissão do cuidador como uma velha-nova ocupação que comprime atividades de vários profissionais, principalmente da enfermagem.
Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico: O papel do cuidador formal de idosos: facilidades e dificuldades no exercício do cuidado | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.21355
Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.