Contribuição da musicoterapia no transtorno do espectro autista: revisão integrativa da literatura / Contribution of music therapy to autism spectrum disorder: an integrative literature review
Resumo
Objetivo: verificar as evidências científicas sobre a contribuição da musicoterapia como intervenção no tratamento da criança com Transtorno Espectro Autista. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. A busca dos artigos foi realizada de janeiro a março de 2019, utilizando os seguintes descritores controlados: Musicoterapia, Terapêutica e Transtorno autístico que que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do estudo. Resultados: Doze artigos evidenciaram o valor da música e o seu papel como recurso terapêutico em crianças. Conclusão: Analisou doze estudos que enfatizam o uso da musicoterapia como ferramenta de tratamento no TEA, tendo em vista que onze estudos descrevem a forma significativa na melhora do quadro clínico e/psicológico de crianças com Transtorno do Espectro Autista, ao proporcionar melhora na comunicação e na socialização.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i1.17779
Direitos autorais 2021 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.