Formação profissional de nível médio em enfermagem: desafios e estratégias de ensino / Prevention of adverse events related to nasogastric and nasoenteric tube: an integrative review

Fabiane Pertille, Luana Dondé, Maíra Cássia Borges de Oliveira

Resumo


Objetivo: conhecer a produção científica nacional sobre a formação profissional do técnico de enfermagem, quanto as estratégias de ensino. Método: revisão integrativa, de 2000 a 2017, em três bases de dados, consideraram-se critérios de inclusão: trabalhos disponíveis em português; completos e que abordassem a temática escolhida. Após análise emergiram três categorias temáticas Metodologias utilizadas na formação de profissionais de nível técnico em saúde; Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em nível médio; Perspectivas na formação de profissionais de nível médio em Enfermagem. Foram selecionados 23 artigos. Resultados: as estratégias de ensino necessitam de transformações em suas diretrizes, transformando o estudante no centro das atividades, considerando suas necessidades para realização do planejamento da educação. Conclusão: as atividades profissionais do técnico em enfermagem devem ser desenvolvidas com excelência, desde o processo formativo até o cumprimento das ações profissionais.


Palavras-chave


Educação técnica em enfermagem; Aprendizagem; Educação profissionalizante

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.14710



Direitos autorais 2020 Journal of Nursing and Health

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.