Dificuldades vivenciadas pelos estudantes de enfermagem durante a sua formação

Caroline Bettanzos Amorim, Matheus Ferreira de Oliveira, Edison Luiz Devos Barlem, Larissa Merino de Mattos

Resumo


Objetivo: conhecer as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de enfermagem durante a sua formação. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com 18 estudantes de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Os dados foram coletados entre março a abril de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas e analisados através da análise textual discursiva. A pesquisa obteve parecer favorável, sob o número 14/2017 do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde. Resultados: emergiram três categorias: dificuldades relacionais e pessoais; estrutura física deficitária; dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Considerações Finais: a constante e acelerada busca por um ensino de excelência expõe o estudante as diversas situações de conflitos individuais e coletivos que podem levar ao desgaste físico e psicológico.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Ética em enfermagem; Estudantes de enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v9i3.14310



Direitos autorais 2019 Journal of Nursing and Health

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.