Atividade educativa para identificação correta do paciente: um relato de experiência

Rômulo Costa Campelo, Walicy Cosse Silva, Carla Kellen Lima Sousa, Gilsara Leite Araújo, Laureany Bizerra, André Geisteira de Moura Leite, Raquel Vilanova Araújo

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desempenho da Atividade Educativa sobre a identificação correta do paciente. Metódos: trata-se de um relato de experiência no qual é descrito a atividade desenvolvida acerca da identificação correta do paciente. A ação foi direcionada aos acompanhantes dos pacientes e foi desenvolvida em quatro etapas distintas: escolha da temática; planejamento; execução e observação da realidade e; levantamento e discussão de problemas. Resultados: foi possível perceber o envolvimento e participação dos acompanhantes e pacientes na dinâmica proposta pelo grupo, sendo visto maior entendimento sobre a temática discutida. Conclusão: portanto, verificou-se a importância da identificação correta do paciente e a dupla checagem para manutenção de sua segurança e qualidade da assistência.


Palavras-chave


Segurança do paciente; Sistemas de identificação de pacientes; Cuidados de enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v8i3.14278



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