Relações interpessoais e sentimentos de acadêmicos em enfermagem na primeira prática hospitalar

Izis Leopoldino da Motta, Ana Luísa Petersen Cogo

Resumo


Objetivo: identificar as relações interpessoais e descrever os sentimentos relatados em fórum de discussão online por estudantes de Enfermagem durante a primeira prática curricular hospitalar. Método: estudo documental retrospectivo com abordagem qualitativa. Fonte de dados constituída por 256 registros postados no fórum online, produzidos por 79 estudantes durante o ano de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Dados coletados por download e analisados pelo processo de análise de conteúdo temática. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Resultados: categorias: adaptação à rotina e ao ambiente hospitalar, relação com o paciente, relação com a equipe, relação com colegas e relação com o professor. Considerações finais: a presença do professor, o companheirismo entre os colegas, a disponibilidade da equipe e reconhecimento do paciente foram considerados fatores importantes para o estudante.  O fórum online foi o recurso para socialização das vivências.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Relações interpessoais; Tecnologia educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v8i3.11039



Direitos autorais 2018 Journal of Nursing and Health

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.