MERLEAU-PONTY E O CARÁTER PARADOXAL DA SEMELHANÇA NAS IMAGENS PICTÓRICAS

Plínio Santos Fontenelle

Resumo


Este artigo representa um recorte da nossa tese de doutorado intitulada “Da percepção à visão radical do mundo: a condição de abertura do plano das imagens no percurso de Merleau-Ponty”, apresentada na Universidade de São Paulo e tem como objetivo central, analisar o conceito de semelhança nas imagens pictóricas conforme Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), principalmente na fase fenomenológica do filósofo que prima pelo sentido da percepção enquanto presença aberta no mundo como campo aonde nos dirigimos intencionalmente. Neste sentido, verifica-se a semelhança como um ato pictórico capaz de ultrapassar a representação puramente delineada nas formas clássicas de conceber o mundo. Levanta-se, enquanto fato paralelo, a tese de um plano das imagens presente neste ato pictórico, capaz de uma organização estruturante das obras a fim de serem vistas pelo sujeito da percepção; com este esquema, a semelhança passa a ser mais bem disposta.


Palavras-chave


Merleau-Ponty; imagens; pintura; fenomenologia; semelhança.

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