PAUL RICOEUR E A EFETIVAÇÃO DA LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O artigo visa discutir o papel da educação na efetivação da liberdade no mundo contemporâneo, a partir de um suporte conceitual proveniente da filosofia de Paul Ricoeur. Em primeiro lugar, discute a ideia de descentração antropocêntrica e a dificuldade de se estabelecer uma adequada relação entre homem e natureza. Em seguida, concentra-se no tema da relação necessidade-liberdade e das dimensões éticas da liberdade, em diálogo com Ricoeur. Por fim, conclui que a partir da filosofia de Paul Ricoeur é possível levantar importantes questões para a compreensão da educação no tempo presente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
________________________________________________________________________
DISSERTATIO Revista de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil
FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.
Indexadores:
Diretórios:
Associações: