“Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum” O Tratado sobre a Prudência de Alberto Magno e seus desafios na era da globalização

Matteo Raschietti

Resumo


O artigo visa apresentar a tradução em português do tratado De Prudentia realizado pelo autor. Para tanto, em primeiro lugar são delineados os traços principais da doutrina moral do bispo de Regensburg e seu elo com a psicologia, destacando seus aspectos inovadores e peculiares: a questão da alma como forma substancial e a questão do intelecto. Em segundo lugar, são apresentadas as obras morais do dominicano alemão, o Tratado sobre a natureza do bem e o Tratado Sobre o bem. Em terceito lugar é feita uma análise pormenorizada do tratado De Prudentia e, enfim, serão indicados alguns desafios que esta virtude lança na era da globalização.


Palavras-chave


Alberto Magno; Prudência; Ética; Intelecto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




________________________________________________________________________

DISSERTATIO Revista de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil


FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA

Licença Creative Commons
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.


Indexadores:

      

Diretórios:

    

Associações: