SØREN KIERKEGAARD A MEDIAÇÃO E O PARADOXO DO “SALTO DA FÉ”
Resumo
Estas reflexões têm como objetivo principal analisar o paradoxo do "salto da fé" na filosofia de Kierkegaard e, mais especificamente, na obra intitulada: Temor e tremor (1843). Este paradoxo, o teólogo o situa naquilo que ele denomina o “estágio religioso” que, à diferença dos estágios estético e ético, é infenso a todo argumento e a toda mediação racional. Esta é a razão pela qual, depois de apresentar uma breve visão do paradoxo na filosofia e na teologia, eu procederei a uma análise deste conceito em Kierkegaard ligando-o mais precisamente à doutrina do “salto da fé”. Ao mesmo tempo, enfatizarei a impossibilidade de se definir o paradoxo, dado que ele escapa a toda tentativa de compreensão lógica, discursiva, racional. Isto se verifica particularmente em Temor e tremor, onde Abraão é mostrado como o "cavaleiro solitário da fé" que, à diferença do herói trágico, não recorre a nenhuma mediação ou explicação de caráter lógico, mas simplesmente caminha com uma única determinação: responder ao comando divino e, portanto, realizar a empresa absurda de sacrificar seu próprio filho, Isaac.
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