ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE E PROFESSORES NÃO ÍNDIOS: O ENSINO DA LÍNGUA 2 EM CONTEXTO DE INTERCULTURALIDADE

Marly Augusta Lopes de Magalhães, Mônica Maria dos Santos

Resumo


Este artigo é o resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo principal verificar o processo de ensino da Língua 2 aos alunos indígenas matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Barra do Garças/MT. Outros objetivos foram definidos: conhecer os pontos conflitantes entre a língua materna e a Língua 2; Identificar as principais dificuldades no ensino da Língua 2; Oferecer um curso para propiciar encontros entre professores e alunos indígenas e professores não indígenas, principalmente, para aqueles que trabalham com alunos indígenas da Etnia Xavante no dia a dia escolar. Esses alunos buscam, em espaços urbanos, a sua socialização junto à sociedade não indígena. Os autores que fundamentaram os estudos foram Bakhtin, Ferreiro, Freitas, Freitas & Queiroz, Grupione, Laraia, Marzari, Minayo, Neves, Pimentel da Silva, Rego, Tozoni-Reis. Para a realização da pesquisava utilizou-se a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou a descrição da complexidade que envolve o ensino da Língua 2, envolvendo os professores não índios e os alunos indígenas. Os resultados da pesquisa mostraram que existem conflitos entre as diferentes culturas e pouco interesse na compreensão dos processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino da Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Alunos Indígenas. Professores não índios. Ensino. Interculturalidade.


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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i27.8833



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