Fala, escrita e variedade dialetal no ensino da língua materna

Bonfim Queiroz Lima, Irismá Oliveira Carvalho, Luciana de Queiroz Lima

Resumo


Este trabalho procura fazer uma reflexão sobre as interferências da fala nas escritas de alunos e sobre como a escola lida com tais interferências. A partir dos estudos de Mirian Lemle, Luiz Carlos Cagliari, Mary Kato e outros, discorre-se sobre os processos de aquisição da escrita, a importância da linguagem oral, da variedade dialetal e do trabalho sistemático de análise linguística. Baseado em uma pesquisa realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do município de Xinguara, estado do Pará, foram observadas três turmas de segunda série (terceiro ano) e analisada como a prática docente em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i24.7298



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: