A VOZ DO LEITOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE SE ESCUTA QUANDO SE LÊ EM VOZ ALTA

Luiza Milano, Gibran Ayub

Resumo


O presente artigo aborda o lugar que ocupa a voz na atividade de leitura em voz alta compartilhada. Para tanto, parte de interrogações em torno de conceitos complexos como o de voz e de leitura, para, a seguir, apontar questões relevantes acerca da implicação desses conceitos para a atividade de leitura em voz alta compartilhada. A principal conclusão a que se chega é de que tal atividade pode propiciar aos leitores um novo modo de perceber a literatura, bem como a própria posição enquanto leitor, em parceria com os demais leitores.

Palavras-chave


Leitura; literatura; performance; recepção; voz.

Texto completo:

PDF

Referências


BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas – o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BARTHES, R; HARAS, R. Escuta. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1987. Volume 11.

BENVENISTE, É. Da subjetividade na linguagem. In: _____. Problemas de linguística geral I. Trad. Maria da Glória Novack e Maria Luiza Neri. Revisão de Isaac Nicolau Salum. 3. ed. Campinas: Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991.

BOLOGNA, C. Voz. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1987. Volume 11.

CAVARERO, A. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

EVARISTO, C. Ponciá Vicêncio. 3 ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 5. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1983.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.

JEAN, G. A leitura em voz alta. Lisboa: Editora Instituto Piaget, 2000.

MILANO, L. O sertão em voz alta. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 74, pp.76-83, maio/ago. 2017.

MILANO, L. Leitura em voz alta compartilhada: a alteridade como espaço de escuta. In: Literatura na vida: experiências de ler e escrever na educação e na saúde [recurso eletrônico] / organizadores Luís Augusto Fischer e Marta Orofino – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.

MILANO, L.; FLORES, V. N. Os sentidos da voz e a definição do humano. Jornal Zero Hora, Porto Alegre - RS, p. 8, 14 abr. 2014.

PARRET, H. La voix et son temps. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2002.

PENNAC, D. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organização e edição Charles Bally e Albert Sechehaye; colaboração de Albert Riedlinger. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1977.

SAUSSURE, F. de. Escritos de linguística geral. Organização e edição Simon Bouquet e Rudolf Engler. Trad. Carlos Salum; Ana L. Franco. São Paulo: Cultrix, 2004.

STEVANIN, A. A presença do som no Grande Sertão: Veredas. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre: Instituto de Letras, UFRGS. 2019. Disponível em: [http://hdl.handle.net/10183/200144]

ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, pp. 11-22, 2008.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i44.22678



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: