O GÓTICO FEMININO EM JULIA LOPES DE ALMEIDA: UMA ANÁLISE DE “OS PORCOS”

Naiara Sales Araújo, Lucélia Magda Oliveira da Silva

Resumo


O presente estudo visa a fazer uma reflexão acerca da estética do gótico feminino no conto “Os Porcos” (1903), de Júlia Lopes de Almeida. O ingresso das mulheres no mercado literário possibilitou o surgimento de vozes femininas favorecendo a eclosão de narrativas que expusessem a vivência da mulher em sociedade, bem como seus anseios, problemas e ansiedades. Como aporte teórico, utilizamos os contributos de Ana Paula dos Santos (2017), Ellen Moers (1976) e Edmund Burke (2016), dentre outros importantes críticos do universo fantástico e do horror. Como resultado, é possível verificar que Almeida utilizou muitas das características da estética gótica europeia para fazer um panorama dos principais anseios e tensões sociais que envolvem a relação mulher e sociedade, no Brasil.


Palavras-chave


Gótico feminino; Julia Lopes de Almeida; “Os Porcos”

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. L. Os Porcos. In: MARTINS, Romeu. Medo Imortal. Rio de Janeiro: Dark side, 2019.

ALMEIDA, J. L. Ânsia Eterna. Rio de Janeiro: Garnier, 1903.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 2 ed. [S. l.]: Editora Cultrix, 1975.

BURKE, E. Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e da beleza. Trad. Daniel Moreira Miranda. São Paulo: EDIPRO, 2016.

CARROLL, N. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Trad. Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1999. Coleção Campo Imagético.

COHEN, J. J. (org). Monster Theory. Reading Cuture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

FRANÇA, J (org.). In: Poéticas do mal: a literatura do medo no Brasil (1840 - 1920). Rio de Janeiro: Bonecker, 2017.

FRANÇA, J. Ainda sobre o Gótico no Brasil: o caso de Noite na taverna. In: WERKEMA, A. S. (org.). “Cuidado, leitor”: Álvares de Azevedo pela crítica contemporânea. 1 ed. São Paulo: Alameda, 2021.

FRANÇA, J.; SANTOS, A. P. A. A representação da heroína gótica em “Os Porcos”, de Júlia Lopes de Almeida. Trem de Letras, v. 1, n. 3, 2016. Dossiê Literaturas de Autoria Feminina.

HUDSON, K. Ann Radcliffe’s The Mysteries of Udolpho (1794). In: BACON, S. The Gothic: A Reader. Bern: Peter Lang International Academic Publishers, 2018.

KAHANE, C. Gothic Mirrors and Feminine Identity. The Centennial Review. East Lansing,v. 24, n. 1, pp. 43-64, 1980.

LOVECRAFT, H.P. O Horror sobrenatural em literatura. Trad. Celso M. Paciornick. São Paulo: Iluminuras, 2007.

MARINOVICH, S. The Discourse of the Other: Female Gothic in Contemporary Women's Writing. Neohelicon. East Lansing, v. 21, n. 1, pp. 189-205, 1994.

MARTINS, R. Medo Imortal. Rio de Janeiro: Dark side, 2019.

MATANGRANO, B. A.; TAVARES, E. Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte & Letra, 2018.MOERS, E. Literary Women: The Great Writers. Nova York: Doubleday, 1976

PUNTER, D. The literatura of terror: a history of gothic fiction from1765 to the present day. Londres: Longman, 1996.

ROAS, D. Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico. 2 ed. Madrid: Páginas de Espuma, 2019.

RODRIGUES, S. C. No labirinto do fantástico. Babilónia. Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução. n. 1, ano 2003..

SERRAVALLE, D. S. Gótico Tropical: o sublime e o demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010.

SMITH, A. Gothic Literature. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

SANTOS, A. P. A. O gótico feminino na literatura brasileira: um estudo de Ânsia Eterna, de Júlia Lopes de Almeida. Dissertação (Mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras, 2017. 91 fls.

VERÍSSIMO, J. História da Literatura Brasileira. Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Engenho Novo, Rio de Janeiro: 1915.




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.21068



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: