MULHERES, HISTÓRIA E PODER: A QUESTÃO FEMININA NA OBRA THE HANDMAID'S TALE

Vanessa Fernandes Biondini, Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Resumo


O artigo discute a subjugação das mulheres e as relações de poder na obra The Handmaid's Tale (O Conto da Aia), da autora canadense Margareth Atwood, e que teve uma adaptação homônima para audiovisual. O objetivo do texto é pensar a expressão gênero para designar o sistema de relação e de divisão de papéis entre os sexos, e não apenas como mecanismo de identidade social. Nessa perspectiva, ler as linhas e as entrelinhas de O Conto da Aia sugere material vasto para a percepção do desigual e impertinente tratamento dado ao gênero feminino, no campo da diferenciação de acesso ao poder.


Palavras-chave


Mulheres; poder; The Handmaid's Tale (O Conto da Aia)

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ATWOOD, M. O conto da Aia. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo: a experiência vivida. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019 vol.II.

BIROLI, F. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. Cap. 4: Aborto, Sexualidade e Autonomia.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. - 11 ed. - Rio de Janeiro, 1930-2002.

BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cad. Pagu. 2006, n.26, pp.329-376. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CRENSHAW, K. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos. Ação Educativa. São Paulo, 2012. http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf

HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bel hooks; tradução Bhuvi Libanio. - 12 ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

PERROT, M. Os excluídos da História: Operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. 7 ed. Parte II: Mulheres.

PISCITELLI, A. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. Diferenças, igualdades. São Paulo: Berlendis & Vertecchia ed., 2009.

QUESTIONNAIRE. Pourquoi je suis féministe?. Entrevista com Simone de Beauvoir no ano de 1975. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VmEAB3ekkvU Acesso em: 08/08/2020.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: Faced / UFRGS, n. 16 (2), 1989.

TEIXEIRA, C. M.; MAGNABOSCO, M. M. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto, UFOP, 2010 (Série Cadernos da Diversidade).




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.21014



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: