AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ESTABELECIMENTO DE UMA NOVA ORDEM DE COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, D.; FRANK, I. Novos Arranjos. Revista Educação, 144, abr/2009, pp. 56-59.
BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 11ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2004 [1929].
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e prática de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., 31 – especial, 2015, pp. 97-126
BAUER, M. W; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BENDER, D. E.; EWBANK, D. The focus group as a tool for health research: issues in design and analysis. Health Transition Review, v.4, n.1, pp. 63-73, 1994.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
CASTELLS, M.. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 1998.
CUBAN, L. How teachers taught: constancy and change in American classrooms, 1890-1990. Nova Iorque: Teachers College Press, 1993.
DEMO, P. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
ESTEFENON, S. G. B.; EISENSTEIN, E. Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2008.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUERREIRO, E. P. Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia em rede. São Paulo: Editora Senac São Paulo: 2006.
HARGREAVES, A. O Ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Colecção Currículo, Políticas e Práticas. Porto: Porto Editora, 2003.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
LANGE, C. P. A sala de aula contemporânea. Belt Journal. Porto Alegre, v. 01, n. 01, jul/dez 2010, pp. 99-105.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; RHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13ª Ed. Campinas: Papirus, 2010.
MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MORGAN, D. L. Focus groups as qualitative research. Newbury Park, California: Sage, 1988.
MORIN, E. Cultura e barbárie européias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
O´REILLY, T. (2005) What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. Disponível em: http://oreilly.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/ 09/30/what-is-web-20.html. Acesso em 18 set. 2020.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: Revista Pátio. Ano 8, n. 31 – Educação ao Longo da Vida, ago/out, 2004.Disponível em: Acesso em 08 dez 2020.
PRENSKY, M. Escute os nativos. Liderança educacional, v. 63, n. 4, pp. 8-13, dez. 2005.
RAMPTON, B. Language in Late Modernity. Interaction in an urban school. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac SP, 2010.
TRILLING, B.; FADEL, C. 21st Century skills: Learning for life in our times. San Francisco: John Wiley & Sons, 2010.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20773
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: