LITERATURA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DO CONTO O PECADO DE LIMA BARRETO

Lillian Carlos Campos, Camila Maria Santos de Pinho, Elni Elisa Willms

Resumo


Literatura, questões raciais e educação são três potentes eixos de reflexão para uma equidade na educação brasileira. A lei 10.639/03 discute o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Para contribuir com esse processo o objetivo do texto é analisar o conto “O Pecado” de Lima Barreto, escrito em 1924, um texto literário que evidencia as violências raciais na construção do que é ser negro no Brasil e os enlaces que essas questões desencadeiam ainda hoje. Traça-se um paralelo entre a vida do autor do ponto de vista profissional e pessoal, com as discussões de sua narrativa vivida que foi transposta para a ficção. Empresta-se de Conceição Evaristo o conceito de “escrevivências” para debater a narrativa negra enquanto potência de discussão social e de mudança coletiva.  O conceito de epistemicídio para Sueli Carneiro, endossa a discussão do negro intelectual invalidado no ambiente intelectual e, Renato Noguera, auxilia na compreensão, por meio da epistemologia afroperspectivista, para pensar uma equidade na educação com potência para a libertação humana.  Enquanto resultado da análise observa-se que a obra de Lima Barreto apresenta-se ainda hoje como uma crítica social à condição do negro através de uma analogia religiosa presente no conto em análise. A literatura, por sua vez, é um importante instrumento que permite aferir os desafios da negritude em espaços de intelectualidade levando a discutir as disparidades destes. Por fim, considera-se que o negro-autor é também o objeto narrado e ficcionado na sua escrita em que escreve de um local em que a literatura rompe os limites da palavra texto, para pensar a palavra-viva: ainda ouvimos a sua voz e o seu clamor!

Palavras-chave


Literatura; educação; relações étnico-raciais.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20749



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