PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO

Mariane Rocha Silveira, Ivânia Campigotto Aquino

Resumo


O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista.


Palavras-chave


Arte narrativa; autobiografia; subjetividade; identidade; Frida Kahlo.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20705



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