TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS: RELAÇÕES DE SENTIDO EM UMA PROPAGANDA SOBRE “FAKE NEWS”

Maria Joana Chiodelli Chaise, Ernani Cesar de Freitas

Resumo


Este trabalho se insere no contexto recente dos estudos argumentativos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), e se propõe a investigar o percurso conceitual da semântica argumentativa descrevendo a construção de sentido de uma campanha publicitária a partir das relações argumentativas estabelecidas. O corpus escolhido para a aproximação entre teoria e prática corresponde a uma campanha do jornal O Globo, cujo foco é o questionamento à disseminação das chamadas “fake news”, informações falaciosas, tema atual e necessário para a leitura crítica dos meios, o que justifica a proposta. Em vista disso, as escolhas teóricas dessa pesquisa são Ducrot (1987, 1988, 2004), Carel e Ducrot (2005), Barbisan (2002, 2007) e Freitas (2007). O estudo se constitui como exploratório, com procedimento bibliográfico e abordagem qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). A análise empreendida autoriza a dizer que a TBS contribui para compreender a língua como mecanismo independente, que não necessita de outros recursos além de sua própria materialidade para construir o sentido de um discurso, ou seja, tem seu significado construído por meio dos argumentos marcados no léxico selecionado para significar.

Palavras-chave


Teoria da Argumentação na Língua; Teoria dos Blocos Semânticos; discurso midiático.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, C. A cauda longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

BARBISAN, L. B. A construção da argumentação no texto. Letras de Hoje - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Porto Alegre, v.37, n. 3, pp. 135-147, set. 2002.

BARBISAN, L. B. Uma proposta para o ensino da argumentação. Letras de Hoje - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Porto Alegre, v.42, n. 2, pp. 111-138, jun. 2007.

CAREL M.; DUCROT, O. La Semántica argumentativa: una introducción a la teoría de lós bloques semânticos; edición literaria a cargo de María Marta Negroni y Alfredo M. Lescano. 1 ed. Buenos Aires: Colihue, 2005.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Revisão técnica e tradução Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes, 1987.

DUCROT, O. La polifonia em linguística. Capitulo primero. In: DUCROT, O. Polifonia y Argumentacion: Conferencias del seminário Teoría de La Argumentación y Análisis del Discurso. Universidad Del Valle, Cali, Colômbia, 1988.

DUCROT, O. Sentido y argumentación. Traducción: María Marta Garcia Negroni. In: ARNOUX, E. H. de et al. 1 ed. Buenos Aires: Eudeba, 2004.

O GLOBO. 12 mar 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/campanha-publicitaria-contra-as-fake-news-21048683 Acesso em: 03 mar. 2019.

FREITAS, E. C. A Teoria da Argumentação na Língua. In: FREITAS, E. C. Semântica Argumentativa: A construção do sentido no discurso. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2007.

PRODANOV, C. FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20/05/18.




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20441



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: