LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Eliana da Cruz Castelo Branco

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.


Palavras-chave


Leitura; livro ilustrado sem palavras; leitor surdo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, B. F.; PEREIRA, D. C. M. O direito do surdo à literatura: por uma educação literária multimodal. Philologus, Rio de Janeiro, ano 21, n. 63, pp. 1399-1413, set./dez., 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/20/09.pdf.

ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 2019. 238 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) — Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

ALPHEN, J-C. R. O Menino-vazio. São Paulo: Jujuba, 2012.

ARIF, M. M.; HASHIM, F. Reading from the wordless: a case study on the use of wordless picture books. CCSE English Language Teaching, v. 1, n. 1, pp. 121-126, jun. 2008.

ARIZPE, E. Meaning-making from wordless (or nearly wordless) picturebooks: what educational research expects and what readers have to say. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 2, 2013.

BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

BOSCH, E; DURÁN, T. Ovni: un álbum sin palabras que todos leemos de manera diferente. AILIJ (Anuario de Investigación en Literatura Infantil y juvenil), v. 7, n. 2, pp. 39-52, 2009.

CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CASTANHA, M. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

COSCARELLI, C. V. Navegar e Ler na Rota do Aprender. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola. Editorial, 2016.

COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e Ensinar a Ler. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.

CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-80, 2000.

DALL’ALBA, C; STUMPF, M. Literatura surda: contribuições linguísticas para alunos surdos, os sujeitos da experiência visual na área da educação. Revista Leia Escola, [S.l.], v. 17, n. 1, pp. 76-89, set. 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/851.

FIGUEIREDO, L. C.; GUARINELLO, A. C. Literatura infantil e a multimodalidade no contexto de surdez: uma proposta de atuação. Educação Especial, v. 26, n. 45, pp. 175-193, jan./abr., 2013. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/4

FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

JOUVE, V. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

MORAES, O. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. Literatura, Letramento e Práticas educacionais: Grupo de Estudos e Subjetividade. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, pp. 58-64, jun. 2006.

SANTAELLA, L. Como eu ensino: Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

TAVARES, M. Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado. Revista Graphos, v. 21, n. 1, pp. 176-196, 4 jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/46554




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19858



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: