CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Thales Estefani

Resumo


O artigo apresenta um breve panorama sobre o conto fantástico conhecido como Chapeuzinho Vermelho, abordando tanto as reescritas autorais de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, quanto variantes recolhidas da tradição oral, dando especial atenção aos processos de transformação do conto. No segundo momento, apresentam-se leituras analíticas de duas obras contemporâneas: A história do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina e Paula Rego, e “El lobo hambriento”, de Yukari Miura, parte da coletânea Érase 21 veces Caperucita Roja. Recorrendo à ideia de que a transmissão de narrativas através das gerações e barreiras culturais oferece fonte de evidência sobre quais tipos de informações são consideradas importantes para serem passadas adiante, busca-se identificar quais características tais versões contemporâneas mantiveram e quais temas foram modificados, visando o tratamento de questões da contemporaneidade. O artigo ainda avança para a crítica de processos adaptativos que tendem a excluir quaisquer temáticas desafiadoras das reescritas deste conto feitas para o público infanto-juvenil.


Palavras-chave


Chapeuzinho vermelho; recontos; reescritas; literatura infanto-juvenil.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19851



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