A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saito

Resumo


O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.


Palavras-chave


Educação infantil; literatura infantil; tipos de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, M. A. M. O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2018. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/1224. Acesso em 29 ago 2020.

BEZERRA, D. C. G. R. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: um olhar sobre a rotina com as crianças de zero a dois anos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10368. Acesso em 30 ago 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 3. Brasília, DF: 1998.

BRITTO, L. P. L. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In: FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. de (orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

COLOMER, T. As crianças e os livros. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 6. Brasília: 2016.

CONTI, L. M. C. Leitura compartilhada e letramento emergente na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11929. Acesso em 29 ago 2020.

CORSINO, P. et. al. Leitura e escrita na educação infantil: concepções e implicações pedagógicas. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 6. Brasília: 2016.

GUIMARÃES, D. Bebês, interações e linguagem. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 5. Brasília: 2016.

HARRIS, T. L. Dicionário de alfabetização: vocabulário de leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

KRETZMANN, C.; RODRIGUES, E. M. F. A leitura na educação infantil. Curitiba: Pontíficia Universidade Católica do Paraná, 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/8354783-A-leitura-na-educacao-infantil.html. Acesso em 29 ago 2020.

LOPÉZ, M. E. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 5. Brasília: 2016a.

LOPÉZ, M. E. Brincar, cantar, narrar: os bebês como autores. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 5. Brasília: 2016b.

MANTOVANI, S. Encorajar a ler na creche. In: FARIA, A. L. G. de; VITA, A. (orgs.). Ler com bebês: contribuições das pesquisas de Susanna Mantovani. Campinas: Autores Associados, 2014.

MODESTO-SILVA, K. A. de A. O nascimento do pequeno leitor: mediação, estratégias e leitura na primeiríssima infância. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP/Campus Presidente Prudente, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/181338. Acesso em 29 ago 2020.

PAIVA, A. Livros infantis: critérios de seleção – as contribuições do PNBE. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 8. Brasília: 2016.

PASTRE, C. A. da Silva. Teoria histórico-cultural e literatura para crianças: possibilidades de desenvolvimento humano na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2018. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2018/2018%20-%20Cristiane%20Pastre.pdf. Acesso em 29 ago 2020.

PERROTI, E.; PIERUCCINI, I.; CARNELOSSO, R. M. G. Os espaços do livro nas instituições de educação infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 8. Brasília: 2016.

PIMENTEL, C. E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 8. Brasília: 2016.

PINTO, M. L. A. Interação de bebês com livros literários. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul - PPGEdu/UCS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3764. Acesso em 29 ago 2020.

SAITO, H. T. I. Literatura infantil e educação infantil: limites e possibilidades do trabalho pedagógico. In: CHAVES, Marta (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EDUEM, 2011.

SEPÚLVEDA, A.; TEBEROSKY, A. As crianças e as práticas de leitura e de escrita. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção leitura e escrita na educação infantil. 1 ed. v. 6. Brasília: 2016.




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19728



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: