TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURA
Resumo
O objetivo deste texto é suscitar reflexões em torno da censura de obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil que tocam em tabus e temas polêmicos de nossa sociedade. Parte-se da premissa de que a leitura de textos que tematizam conflitos e dramas humanos pode possibilitar aos leitores pensarem sobre suas próprias vidas e experiências e ressignificá-las. Para instaurar o diálogo aqui proposto, indaga-se: é possível ao professor/mediador de leitura não abordar tabus e temas polêmicos no interior das escolas e, mesmo assim, colocar-se como formador de leitores sensíveis, críticos e proficientes? Há literatura infantil inadequada ou inadequação na forma de abordagem dos textos?A análise se apoia nos contos A triste história de Eredegalda (BRANT, 2013) e Pele de Asno (PERRAULT, 1697/2016) e na Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem” (CEALE, 2017).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. 12. imp. São Paulo: Scipione, 2006.
AZEVEDO, R. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br . Acesso em: 10 jul. 2017.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 16 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BOJUNGA, L. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir, 1992.
BRANT, J. M. A triste história de Eredegalda. _____. Enquanto o sono não vem. Il. Ana Maria Moura. Rio de Janeiro: JPA, 2013. (Quem quiser que conte outra).
BRASIL. Ministério da Educação. Com base em parecer técnico, MEC recolhe das escolas o livro 'Enquanto o sono não vem'. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=50011 . Acesso em: 14 jul. 2017.
BUENO-RIBEIRO, E. Prefácio à edição brasileira. Traduzir Perrault: uma viagem à França do fim do século XVII. In: PERRAULT, Charles. Contos de Charles Perrault. São Paulo: Paulinas, 2016.
CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA. Clayton Silva questiona Prefeitura sobre distribuição de livro contendo ideologia de gênero. Assessoria de imprensa, 08 ago. 2019. Disponível em http://limeira.sp.leg.br/printVersion.php?idNoticia=10337. Acesso em: 14 jul. 2020.
CEALE. Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem”. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita CEALE/UFMG. Belo Horizonte, 01 de junho de 2017. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Random/Nota%20t%C3%A9cnica%20livro%20Enquanto%20o%20sono%20n%C3%A3o%20vem.pdf. Acesso em: 14 jul. 2017.
DINI, A. A história por trás do livro de Ana Maria Machado, que gerou a polêmica do engasgo com a maçã. Revista Crescer. 10 set. 2018. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/09/historia-por-tras-do-livro-de-ana-maria-machado-que-gerou-polemica-do-engasgo-com-maca.html. Acesso em: 03 jul. 2020.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. A Bolsa Amarela. Verbete da Enciclopédia. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra68401/a-bolsa-amarela. Acesso em: 07 jun. 2020.
GEISLER, L. Enfim, capivaras. São Paulo: Seguinte, 2019.
GEISLER, L. Escritora gaúcha diz que teve participação em Feira do Livro de Nova Hartz cancelada por 'linguajar inadequado'. [Entrevista concedida a] O Globo, Rio de Janeiro, 13 nov. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/banida-de-feira-literaria-no-rs-autora-lamenta-censura-por-linguajar-inadequado-24079033. Acesso em: 14 jul. 2020.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13 imp. São Paulo: Ática, 2008.
MACHADO, A. M. O menino que Espiava pra dentro. 2 ed. São Paulo: Global, 2008.
OLIVEIRA, F. R. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003) [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. AvailablefromSciELO Books http://books.scielo.org.
PAIVA, A. Catálogos de editoras e escolhas docentes no contexto escolar. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. (coords.). Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
PERRAULT, C. Contos de Charles Perrault. Il. Gustave Doré. Apresentação, notas e guia de leitura por Annie Collognat-Barè, Dominique Brunet, Frédéric Dronne. Tradução, prefácio e notas de tradução por Eliane Bueno-Ribeiro. São Paulo: Paulinas, 2016.
PUNTEL, L. Meninos sem pátria. 23 ed. São Paulo: Ática, 2018.
PUNTEL, L. “Meu livro é sobre a ditadura. Jamais pensei que seria censurado”, diz autor de ‘Meninos Sem Pátria’. [Entrevista concedida a] Breiller Pires. El País, São Paulo, 05 out. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/04/cultura/1538677664_945391.html. Acesso em: 14 jul. 2020.
VERÍSSIMO, E. Solo de clarineta: memórias. Tomo I. Porto Alegre: Globo, 1973.
ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, nº 14, dez/2008, pp. 11-22. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 14 jul. 2017.
DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19173
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: