CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.

Renie Robim, Adrián Pablo Fanjul

Resumo


O artigo dá conta de alguns dos resultados de uma pesquisa experimental desenvolvida sobre a produção escrita, em português, de alunos bolivianos ou filhos de bolivianos da rede municipal de ensino de São Paulo, todos eles com mais de cinco anos de escolaridade no Brasil, comparada com a de alunos brasileiros sem qualquer contato familiar com a língua espanhola. A hipótese, elaborada a partir de aproximações e observações prévias, situou as construções verbais com clítico átono sem função de objeto como aquelas que apresentariam diferenças mais substanciais. Elaborou-se uma proposta de produção textual tendente à focalização dessas construções. Os resultados mostram diferenças significativas entre o grupo de bolivianos e filhos de bolivianos e o de brasileiros sem contato com o espanhol no que diz respeito às construções de valor ergativo, principalmente com participantes humanos. Com base nesses resultados, e considerando um acervo de estudos comparativos entre o português brasileiro e o espanhol, o artigo apresenta interpretações em dois planos. Por um lado, sobre a representação sintática das construções analisadas, e, por outro, sobre o funcionamento discursivo em que elas se inserem.

Palavras-chave: Imigração boliviana no Brasil; aquisição do português brasileiro; comparação entre português e espanhol; construções ergativas; clíticos; representação da pessoa no discurso.



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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17190



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