O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO: UMA LEITURA DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INTOLERÂNCIA

Janaina Cardoso Brum, Jenifer da Silva Dias

Resumo


Em 2016, a proposta de Projeto de Lei intitulada Escola sem Partido foi apresentada em âmbito nacional no Brasil. Apesar de não aprovada, essa proposta circulou em estados e municípios, sendo aprovada em alguns casos. O projeto visa, entre outras coisas, coibir manifestações consideradas políticas e ideológicas por parte dos professores em sala de aula, a fim de não influenciar as escolhas políticas e morais dos estudantes. No presente trabalho, a partir do aparato teórico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, analisamos um trecho do projeto confrontado com um trecho de uma paródia musical que figura no site de campanha do Movimento Escola sem Partido. Nossa hipótese inicial é a de que a designação “ideologia” presente no projeto é determinada em outro espaço, o do material de divulgação do PL.

Palavras-chave: Escola sem partido; ideologia; práticas discursivas de
intolerância.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i32.14681



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: