Rotas de ciclistas e fatores decisivos para a escolha de percursos: o caso da área urbana de Rio Grande, RS

Caroline Aveiro Quadrado, Maurício Couto Polidori

Resumo


A falta de vias compatíveis com o uso de bicicletas e a disputa do espaço viário com os meios motorizados é uma realidade que coloca em risco a integridade física dos ciclistas nas áreas urbanas brasileiras. Com isso, diante da realidade vivenciada diariamente pelos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, a investigação parte da premissa de que algumas características urbanas afetam a decisão dos ciclistas em escolher um determinado percurso, contribuindo para que estes possuam, durante os seus trajetos, melhores percepções de conforto e segurança. A pesquisa é conduzida a partir da abordagem metodológica quanti-qualitativa, através de um estudo de caso na área urbana do município de Rio Grande – RS. Por meio das análises desenvolvidas através das entrevistas estruturadas com os ciclistas, percebeu-se que a maior parte dos condutores são homens, os quais utilizam a bicicleta, principalmente, nos seus deslocamentos para o trabalho, dividindo o mesmo espaço com automóveis na maioria dos trechos. As ruas e avenidas com a presença de ciclofaixas ou ciclovias são prioridade entre os usuários, os quais também valorizam as vias com o pavimento asfaltado e com a ausência de interseções perigosas. Além disso, apesar dos possíveis riscos de acidentes nas vias arteriais, os ciclistas têm preferência em circular nas vias principais da área urbana, as quais possuem uma melhor conectividade com os pontos de origem/destino.

Texto completo:

136-157

Referências


BACCHIERI, G. Determinantes e Padrões de Utilização da Bicicleta e Acidentes de Trânsito Sofridos por Ciclistas Trabalhadores da Cidade de Pelotas. 2004. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) – Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2004.

BEHESHYITABAR, E. et al. Route Choice Modelling for Bicycle Trips. International Journal for Traffic and Transport Engineering, 2014, 4(2), p.194-209, 2014.

DILL, J.; GLIEBE J. Understanding and Measuring Bicycling Behavior: a focus on travel time and rout choice. Final Report. Oregon Transportation Research and Education Consortium (OTREC). 2008.

EPPERSON, B. “Evaluating suitability of roadways for bicycle use: toward a cycling level of service standard.” Transportation Research Record, 1438, 9-16. 1994.

HUNT, J.; ABRAHAM, J. E., Influences on bicycle use. Transportation: Planning, Policy, Research, Practice, nº 34, p. 453-470, 2007.

I-CE; GTZ. Cycling – Inclusive Policy Development: A Handbook. Utrecht, The Netherlands, 2009.

KRENN, P. J.; OJA, P; TITZE, S. Route choices of transport bicyclists: a comparison of actually used and shortest routes. International Journal for Traffic and Transport Engineering, 2014, p.1-7, 2014.

LANDIS, B. W.; VATTICUTI, V. R.; BRANNICK, M. T. Real time human perceptions: toward a bicycle level of service. Transportation Research Record, 1578, 1997.

MENGHINI, G. et al. Route choice of cyclists in Zurich. Transportation Research Part A, nº44, p. 754-765, 2010.

SANCHES, S. P.; SEGADILHA, A. B. P. Análise de Rotas de Viagens por Bicicleta Usando GPS e SIG. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – XXVIII ANPET 2010. Curitiba. Anais do XXVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Curitiba: 2014.

SENER, I. N. et al. An Analysis of Bicycle Route Choice Preferences Using a Web-based Survey to Examine Bicycle Facilities. Department of Civil, Architectural and Environmental Engineering, The University of Texas at Austin, 2008.

SENER, I. N. An Analysis of Bicyclists and Bicycling Characteristics: Who, Why, and How Much are they Bicycling? Transportation Research Record: Jounal of the Transportation Research Board, nº 2134, p. 63-72, 2009

SOARES A. G. et al. A Bicicleta no Brasil – 2015. 20. ed. São Paulo: D. Guth, 2015

SONG, R. et al. Understanding cyclists’ risky route choice behavior on urban road sections. Transportation Research Procedia, 25, p. 4157–4170, 2016.

SORTON, A.; WALSH, T. Bicycle Stress Level as a Tool to Evaluate Urban and Suburban Bicycle Compatibility. Transportation Research Record. 1438. 1994, pp. 17-24.

STINSON, M.A.; BHAT, C. R. Frequency of Bicycle Commuting: Internet-Based Survey Analysis. Transportation Research Record: Jounal of the Transportation Research Board, nº1878, p.122-130,2004.

TILAHUN, N.Y. et al. Trails, lanes, or traffic: Valuing bicycle facilities with an adaptive stated preference survey. Transportation Research Part A, nº41 p. 287–301, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.