Memória da fotografia em Pelotas/RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty (1876-1906)

Taís Castro Soares

Resumo


A investigação buscou inicialmente situar o trabalho de B. Lhullier e A. Amoretty emum contexto de técnicas e recursos que eram empregados no Brasil. Para esse contextoaproximar-se desses fotógrafos foi necessário traçar o perfil biográfico de ambos,considerando aspectos de suas trajetórias profissionais, distinguindo a experiência adquiridapor cada um e delineando as motivações que os fizeram escolher Pelotas para a fixação deseus ateliês. Após essa etapa, partiu-se para uma análise das categorias das quais seinserem os registros, sendo que através dos mesmos discutiu-se a importância do estúdio edo retratista. Analisou-se as técnicas utilizadas, confrontando-as com os resultados obtidosnas duas produções. Essa análise possibilitou detectar similaridades atestadas através darepetição no que diz respeito aos recursos técnicos e imagéticos. A partir daí, pôde-se chegarà memória da fotografia, cujos resquícios foram buscados nas semelhanças dos retratos dosdois fotógrafos.

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