Educação Patrimonial e Memória: Projeto de Integração Regional da Quarta Colônia
Resumo
Este ensaio visa desenvolver a temática “Patrimônio Cultural, Identidade e Memória na Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS”, no ambiente escolar, por meio de uma proposta metodológica via Educação Patrimonial. Um dos principais aspectos destacados é mostrar a necessidade de conhecer a própria história e a própria cultura e assim tornando o ser humano mais atento, preocupado e defensor de seu local de convívio. A escola deve ser a protagonista destas ações, onde conceitos e valores culturais são despertados e desenvolvidos de forma a mostrar a importância da preservação da história e da memória. Portanto, o presente trabalho contribui para a preservação, valorização e disseminação da história e da cultura ítalo-brasileira na Quarta Colônia do Rio Grande do Sul associando o ambiente escolar e cultura local e regional onde os estudantes estão inseridos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Memória em Rede
Publicação Periódica / Semestral
Memória em Rede, revista do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, é avaliada pelo Qualis.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
_______________________________________________________________
Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICH - PPGMP