Da oralidade à escrita da história organizacional:Desafios textuais e contextuais na Universidade Católica de Brasília
Resumo
Este estudo de caso aborda a escrita da históriaorganizacional sob a vertente da oralidade (Febvre, Thompson, Heynneman e Rémond), abordagemespecialmente importante a partir da concepção das organizações comoorganismos vivos, com umahistória própria que ultrapassa o conjunto das histórias individuais e também digna de registro. Essa visão referenda o uso dahistória oral num movimentopresente-passado, antes que os sujeitos e fatos se desloquem de seus observadores. As perguntas-problema são: Dada atendência de que a história organizacional se torne cada vez mais escrita, o uso da oralidade nesse contexto épertinente? Que desafiostextuais e contextuais isso significa? Para responder a isso, observou-se o Projeto Memória e Históriada Universidade Católica de Brasília – UCB. O estudo identificou dificuldades e desafios inerentes ao manejo dasentrevistas orais e sua transformaçãoem fonte histórica e pode servir de referência a outras equipes de Memória e HistóriaOrganizacional.
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Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
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