Encruzilhadas encantadas pelo saber tradicional: o patrimônio da saúde umbandista em perspectiva

Janaina Gonçalves Hasselmann, Roberta Barros Meira, Dione da Rocha Bandeira

Resumo


Problematizar a história dos saberes e das memórias análogos à umbanda é dialogar com seus patrimônios que envolvem uma complexa medicina baseada na intervenção de guias espirituais cujos protocolos de saúde circundam em folhas, banhos, liturgia, entre outros cuidados populares. Iniciamos a discussão localizando na literatura a trajetória da umbanda no universo afro-religioso. A pesquisa está centrada no reconhecimento dos saberes tradicionais como técnicas que envolvem processos de ensino-aprendizagem dialogando especificamente com o patrimônio da saúde. Igualmente, busca trazer para o centro da discussão a formação de uma identidade cultural. Consideramos que os saberes são dotados de referências culturais e históricas. Nesse sentido, pretendemos analisar a transmissão e a recepção de conhecimentos produzidos por uma experiência singular que são possíveis de acionamento por meio de saberes tradicionais. Ademais, procuramos trazer a lume a pedagogia dos saberes tradicionais que constituem a identidade religiosa dos umbandistas.


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