O papel das mulheres ancestrais nas pinturas rupestres do parque nacional Serra da Capivara-PI, Brasil

Cristiane Buco, Gabriel Oliveira, Michel Justamand, Vitor Almeida, Antoniel Gomes Filho, Vanessa Belarmino

Resumo


A Serra da Capivara fica dentro do Parque Nacional Serra da Capivara localizado no estado brasileiro do Piauí. Desde os anos 70 do século passado se intensificaram as pesquisas interdisciplinares no Parque, conduzidas por Niède Guidon. Ainda hoje uma missão científica francesa atua na região, agora liderada pelo arqueólogo Eric Boeda. As pinturas rupestres foram o incentivador do investimento científico no local. Esse fato permitiu ao Parque o reconhecimento nacional e internacional, tornando-se patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO, desde 1991. Também na década de 90 foi inscrito no livro de tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN. As pesquisas realizadas evidenciam que a presença humana foi longa chegando a ter, segundo dados da região, mais de 50 mil anos, parte dela contada nas pinturas rupestres apresentando uma infinidade de formas e cenas. Estudiosos identificaram três grandes tradições rupestres, a Agreste, a Nordeste e a Geométrica. A Tradição Nordeste, é a que mais apresenta cenas com possibilidades de compreensão e interpretação. Notam-se cenas de sexo, parto, andanças, lutas coletivas, amamentação, animais e plantas das mais variadas. Ressaltamos que as três tradições rupestres estão sendo revistas e reavaliadas, por vários pesquisadores, nacionais e internacionais. Neste artigo destacamos as cenas com antropomorfos, em posições sexuais (em duplas, grupais, homossexuais e zoofilia), de parto e ou de excitação coletiva. Nessas aparecem as genitálias masculinas e femininas. As genitálias femininas foram caracterizadas na região, por um semicírculo embaixo das pernas. Já gentilálias masculinas estão claramente representadas entre as pernas dos antropomorfos. Temos como objetivo, na busca pelas temáticas rupestres das representações das genitálias, tentar apreender o que levava os artistas/comunicadores a pintarem essas cenas e não outras. Para tanto, será apresentada, ao final do artigo, uma seleção dessas cenas independentemente das tradições rupestres.


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