A Educação para a sustentabilidade como elemento de fortalecimento da economia solidária e da agroecologia: o trabalho da INCUBACOOP/UFRPE em Bonito-PE

Ana Dubeux, Gilvania de Oliveira Silva de Vasconcelos, Beatriz Pessoa de Souza

Resumo


O presente trabalho está vinculado à ação de incubação territorial desenvolvida pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP, do Departamento de Educação, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – DEd/UFRPE, que em 2019 festejou seus 20 anos. A incubadora desenvolve um trabalho desde 2016 no município de Bonito - PE que visa criar novas possibilidades na metodologia de incubação. Em seus 20 anos de existência, a incubadora já passou por algumas fases em termos metodológicos e o presente texto busca apresentar este amadurecimento a partir de um trabalho de educação para sustentabilidade. A formação dos educadores e de monitores ambientais são elementos essenciais para a promoção da educação para a sustentabilidade, elemento de fortalecimento da educação do campo, que promove a transformação social a partir dos sujeitos do campo. Busca-se ainda, demonstrar como a educação para a sustentabilidade é essencial no fortalecimento da metodologia de incubação nos territórios aos quais as incubadoras universitárias se vinculam, fortalecendo grupos e iniciativas de agroecologia e economia solidária.

Palavras-chave: educação para sustentabilidade; agroecologia; economia solidária; incubação; desenvolvimento territorial.

 

Abstract: This article is linked to the territorial incubation action developed by the Technological Incubator of Popular Cooperatives - INCUBACOOP, of the Department of Education, of the Federal Rural University of Pernambuco - DEd / UFRPE, which in 2019 celebrated its 20 years. The incubator has been developing an action since 2016 in the municipality of Bonito - PE that aims to test new possibilities in the incubation methodology. In its 20 years of existence, the incubator has gone through some phases in methodological terms and this analysis seeks to present this maturity based on a work of education for sustainability developed in that municipality. The training process of educators and environmental monitors are essential elements for the promotion of education for sustainability, an element of strengthening rural education, which promotes social transformation from the subjects of the countryside. It also seeks to demonstrate how education for sustainability is essential in strengthening the incubation methodology in the territories to which university incubators are attached, strengthening groups and initiatives of agroecology and solidarity economy.

Keywords: education for sustainability; agroecology; solidarity economy; incubation territorial development.


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