O SISTEMA DO PADROADO NA COMARCA DO SERRO DO FRIO: A ATUAÇÃO DO PADRE SIMÃO PACHECO NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA VILA DO PRÍNCIPE, MINAS GERAIS, 1723-1776

DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ

Resumo


The patronage system in the Serro do Frio county: the performance of father Simão Pacheco in  the Nossa Senhora da Conceição of the Vila do Príncipe, Minas Gerais, 1723-1776

 

Analisamos o funcionamento do sistema do padroado real na paróquia colada de Nossa Senhora da Conceição da Vila do Príncipe da Comarca do Serro do Frio no período de 1723 a 1776, período de 52 anos em que serviu o vigário Simão Pacheco como pároco colado, proprietário do território da mais rentável freguesia mineira do século XVIII. Servindo-nos de metodologia de investigação bibliográfica e documental alicerçamos nossa discussão em torno da distinção da dualidade barroca de corpo e alma, pecado e salvação, sexualidade e castidade, as complexas relações da autoridade do vigário na modernidade política com seus dispositivos de poder e punição no que Foucault designou de “hipótese repressiva”, com o advento de uma verdadeira explosão discursiva sobre o corpo e seus pecados. O resultado é uma narrativa que desvela os conflitos do padroado colonial em sua figura central, o padre.

Palavras-chave: Brasil Colônia; Comarca do Serro do Frio; Padroado; Vila do Príncipe; Modernidade política.

 

Abstract. We analyzed the functioning of the royal patronage system in the glued parish of Nossa Senhora da Conceição in the Vila do Príncipe district of Serro do Frio in the period from 1723 to 1776, a 52-year period in which vicar Simão Pacheco served as pasted parish priest, owner of the territory of the most profitable mining parish of the 18th century. Using bibliographic and documentary research methodology, we ground our discussion around the distinction of the baroque duality of body and soul, sin and salvation, sexuality and chastity, the complex relations of the vicar's authority in political modernity with his devices of power and punishment in what Foucault called the “repressive hypothesis”, with the advent of a real discursive explosion about the body and its sins. The result is a narrative that reveals the conflicts of the colonial patronage in its central figure, the priest.

Keywords: Colony Brazil; Serro do Frio County; Patronage; Vila do Príncipe; Political modernity.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v27i2.22911

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v27i2.22911.g14492


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas