UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DA HISTÓRIA

Isabella Czamanski Rota

Resumo


A História Cultural, com sua maneira diferenciada de encarar as fontes históricas e os acontecimentos do passado, torna possível interpretações e análises dos acontecimentos, que até então eram apenas expostos como fatos em uma sequência cronológica. Levando esta mudança de paradigma para a sala de aula, é possível considerar mais de uma forma de tornar o ensino muito mais analítico. Ao se utilizar as fotografias em sala de aula, abrem-se possibilidades conforme os alunos passam a visualizar diferentes momentos registrados, sempre entendidos como uma forma de representação e não um espelho da realidade. Este artigo visa apresentar as mudanças ocorridas na maneira de se entender o conhecimento histórico e como isto afeta a maneira que a História pode ser ensinada em sala de aula, com foco no uso da fotografia e suas possibilidades no ensino de acontecimentos dos últimos dois séculos, bem como nas mudanças ocorridas na paisagem urbana, nas relações sociais e quaisquer outras informações que os historiadores sejam capazes de ler a partir das fotografias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20168

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20168.g12138


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas