COMO TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PRODUZIDA NOS MUSEUS E EM OUTROS ESPAÇOS? UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO E O CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR UP, CAPÃO DO LEÃO-RS

Milena Rosa Araújo Ogawa, Amanda Nunes Moreira

Resumo


Objetivamos discutir a possibilidade do uso da educação patrimonial produzida por museus mesmo quando a limitação geográfica ao acesso do acervo é substancial. O Memorial da Resistência de São Paulo está localizado no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS-SP) e atualmente, através de um projeto de musealização, trabalha com a preservação das memórias de resistência e repressão política através da salvaguarda de documentação, exposições e do espaço educativo-cultural. Este trabalho é um relato de experiência sobre a utilização do “material de apoio ao professor” do Memorial da Resistência nas aulas do Curso Pré-Universitário Popular UP, Capão do Leão/RS.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20165

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20165.g12135


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas